Buscar

Atividade individual matemática financeira

CONTEXTUALIZAÇÃO

A diretora da sua empresa quer saber se é viável abrir uma filial. A abertura dessa filial demanda investimentos de R$ 17.100.000,00 na data zero. A sua empresa tem capital próprio suficiente para abrir a filial, ou seja, não há necessidade de obter capital de terceiros. O prazo de operação dessa filial é de oito anos. Após esse prazo, a filial será fechada, sem valor residual algum. Para determinar a taxa do esperado retorno do mercado (ERm) anual, você deve considerar ERm como sendo a taxa RF mais 0,8% ao mês.

Apesar de haver recursos próprios, a diretora da empresa também quer saber quanto teria de pagar mensalmente se, ao invés de utilizar os recursos disponíveis de R$ 17.100.000,00, buscasse esse valor no mercado financeiro (nos bancos). Nesse caso, o prazo do financiamento seria igual ao prazo de vida útil da filial, e a taxa de juros dos bancos seria de 0,5%, mais a taxa RF (que você já calculou). Quanto aos sistemas de financiamento, a diretora quer que você analise o financiamento pelos três sistemas: Price, SAC e SAA.

💡 8 Respostas

User badge image

Paulo Mesquita Filho

nao consegui ainda

1
Dislike0
User badge image

Italo Gustavo

Então
0
Dislike5
User badge image

Fabio Mendes

Conseguiu fazer Paulo? to precisando fazer este exercicio também.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais