Buscar

Quais os pontos positivos e negativos da abordagem comportamental ?

💡 3 Respostas

User badge image

Vinícius Coelho

PONTOS POSITIVOS

- Transferência da ênfase na produção para a ênfase nas pessoas.

-          Ao transferir o foco dos aspectos estruturais e estáticos para aspectos comportamentais e dinâmicos, as estruturas são redefinidas, os conceitos e tarefas passam a ser democráticos e mais humanos.

-         Deixam para trás o pensamento de Homo Economicus.

PONTOS NEGATIVOS

-          Falham devido a psicologização de certos aspectos organizacionais. Alguns exageros são passíveis a criticas.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A abordagem comportamentalista também se concentra no 'aqui e agora' e no que pode ser visto, em vez de explorar o passado de uma pessoa como a abordagem psicodinâmica. Isso é uma vantagem, porque não está preocupado com o que não pode ser visto e o que aconteceu no passado, e muitas pessoas não sabem e acreditam que seu passado causa comportamentos e personalidades em sua vida futura, e muitas pessoas pensam que remover o comportamento indesejável é mais importante do que entender as causas do comportamento.

Por outro lado, uma desvantagem da abordagem comportamentalista é que as teorias são deterministas demais, uma vez que os comportamentalistas acreditam que nosso comportamento é determinado apenas por efeitos ambientais, como condicionamento clássico e condicionamento operante, o que é uma desvantagem, pois o comportamento pode ser indeterminista e pode haver sem causas para isso.

Também prejudica a quantidade de livre-arbítrio que uma pessoa possui e não considera que um ser humano possa fazer escolhas sobre seus comportamentos e ter responsabilidade moral por seu comportamento, o que é uma deficiência na abordagem, uma vez que uma pessoa pode optar por mudar seu comportamento e personalidade. a qualquer momento e o ambiente não precisa efetuar sua decisão.

1
Dislike0
User badge image

Mikaely Santos

Muito obrigada, a todos que responderam, me ajudou muito ❤
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais