Buscar

Em educação especial como incluir crianças cegas em atividades físicas com segurança

💡 3 Respostas

User badge image

Camila Boico

O desenvolvimento de um programa de Educação Física para indivíduos com DV, deve levar em conta algumas características que esse aluno possui como conseqüência de sua limitação.
    Problemas posturais, na marcha, na coordenação motora, na movimentação, na socialização etc, são algumas dessas conseqüências. Mas o que é mais prejudicial no processo de desenvolvimento motor de uma criança DV é a restrição de oportunidades (FILHO et al, 2006). Restrição essa causada pela super proteção da família, professor e estranhos, que acham que o DV não é capaz de realizar coisas, e acabam reduzindo as oportunidades desses indivíduos em explorar o ambiente, e acabam ensinando-os que são incapazes e totalmente dependentes, o que certamente gera atrasos em suas capacidades de percepção, de cognição e de movimentos (WINNICK, 2004).
    A Educação Física servirá justamente como um campo de estimulação, buscando compensar esses déficits, de forma que esses alunos possam adquirir mais auto-confiança, através do conhecimento de seu próprio corpo, como diz Cutsforth (1969), citado por Junior e Santos (2007), que para a criança que possui visão normal se desenvolver, ela precisa de um campo de estimulação cada vez maior, e já criança DV, deve buscar esse campo de estimulação no seu próprio corpo. A partir daí ela começa a descobrir seu meio ambiente, descobrindo em si mesma o que as outras crianças de visão normal encontra no ambiente: a motivação e o estímulo para realizar qualquer tipo de ação.
    Como o DV passa a utilizar mais da sua habilidade de percepção, ele precisa adquirir mais habilidade motora, tanto para sua locomoção quanto para manipulação.
    Esse tipo de deficiência gera comprometimentos e problemas psicomotores, levando também a descontroles no lado psicológico. Isso o faz se sentir mais dependente, inseguro, com medo de situações que não sejam conhecidas, isolamento social, sensação de incapacidade diante de atividades motoras, o que o tornará diferente do grupo. Diante disso, mais do que incentivos para superar as dificuldades é necessário que seja estabelecido métodos e ações para se trabalhar com esse público (JUNIOR & SANTOS, 2007).
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Infelizmente, é muito comum que escolas e professores não estejam preparados para incluir as crianças cegas em atividades físicas com segurança. O que ocorre, na maioria das vezes, é estas crianças ficarem excluídas das atividades.

Para serem feitas com seguranças, as atividades físicas para crianças cegas deve contar com adaptações feitas no local da prática.

Além disso, devem ser feitas adaptações nas atividades de modo a levar em conta as necessidades quanto a níveis de regularidade, intensidade e participação na atividade, assim como respeitas as limitações físicas.

Dessa forma, a atividade poderá ser realizada pelas crianças cegas, lhes proporcionando grande auto-realização.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais