Buscar

Por que os objetivos e metas são fatores importantes na construção do plano de negócios?

💡 3 Respostas

User badge image

Claudio Ribeiro

5 passos de planejamento expresso: SWOT, forças competitivas de Porter, matriz produto mercado, definir objetivos e metas para 2017
Quando se fala de planejamento estratégico, metas e objetivos, não adianta querer reinventar a roda: você terá de usar, pelo menos, três ferramentas de análise estratégica que talvez já conheça: a Matriz SWOT, a análise das forças competitivas, de Porter, e a Matriz Produto Mercado, de Ansoff.
A proposta desta postagem é mostrar como fazer isso rapidamente, construir um relatório preliminar e, posteriormente, detalhar ainda mais seu planejamento e
Construindo o planejamento estratégico, metas e objetivos em cinco passos rápidos
Um bom planejamento pode demandar muito estudo e dedicação. Mas se você precisa somente de um projeto preliminar para aclarar as ideias, apresentar para a equipe ou até mesmo para a diretoria, siga este passo a passo!
Seis páginas de PPT serão suficientes. Comece pela capa: Planejamento Estratégico – objetivos e metas. Depois, siga nossas instruções:
1- A famosa Matriz SWOT
O segredo da Matriz SWOT é descobrir oportunidades, usar suas forças para potencializá-las e, se necessário, melhorar suas fraquezas para não perder essas oportunidades.
Por outro lado, você deve detectar também ameaças e, da mesma forma, ver como suas forças podem te defender delas e que fraquezas podem piorar o quadro.
Preste atenção, SWOT significa exatamente isso, em inglês:
• Strengths = Forças
• Weaknesses = Fraquezas
• Opportunities = Oportunidades
• Threats = Ameaças
Só que existe um detalhe importantíssimo:
Oportunidades e ameaças pertencem ao ambiente externo, isto é, você não tem controle sobre elas.
Exemplos:
• A alta do dólar tem prejudicado nossa importação (ameaça)
• A construção de um novo aeroporto nas redondezas vai diminuir nossas despesas de frete (oportunidade)
• Uma nova lei estadual sobre venda de bebidas vai prejudicar nossos negócios locais (ameaça)
Forças e fraquezas fazem parte do ambiente interno de sua empresa, você tem controle sobre elas e poderá ajustá-las para aproveitar oportunidades e combater ameaças.
Exemplos:
• Temos uma excelente equipe de técnicos de exportação e importação (força)
• Nosso software de logística está ultrapassado (fraqueza)
Assim, seu primeiro slide está quase pronto: você deve preencher os quadrantes correspondentes, como na figura abaixo, com as características reais de sua empresa.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O plano de negócios é responsável por desenvolver o plano de ação de uma organização para que ela se mantenha competitiva no mercado.

Os objetivos e as metas são fundamentais para este plano de ação, a medida que irão guiar o comportamento e as ações da empresa.

Se a meta da empresa for muito fácil de atingir, ela irá estagnar com falta de motivação, se for muito difícil, irá motivar no início mas gerar um desconforto no meio do processo.

Dessa forma, devem ser definidos de forma realista porém motivadora para a empresa.

Portanto, os objetivos e metas de uma empresa são importantes por serem os responsáveis por nortear o comportamento e as ações da empresa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais