Buscar

A segunda lei da termodinâmica afirma que o estado natural dos fenômenos é o aumento de sua entropia, isto é, do seu grau de desordem. No entanto ..

A segunda lei da termodinâmica afirma que o estado natural dos fenômenos é o aumento de sua entropia, isto é, do seu grau de desordem. No entanto, verifica-se que a vida procederia de forma oposta (tendendo a um nível maior de ordem), a medida que se pode observar que as reações fisiológicas justamente revelam a contemplação das mais complexas e harmoniosas reações, somente analisar a síntese de uma proteína, ou a vida embrionária em formação. Como explicar isso?

💡 2 Respostas

User badge image

Leila FReitas

Dentre as duas leis da termodinâmica, a segunda é a que tem maior aplicação na construção de máquinas e utilização na indústria, pois trata diretamente do rendimento das máquinas térmicas.

Dois enunciados, aparentemente diferentes ilustram a 2ª Lei da Termodinâmica, os enunciados de Clausius e Kelvin-Planck:

  • Enunciado de Clausius:

O calor não pode fluir, de forma espontânea, de um corpo de temperatura menor, para um outro corpo de temperatura mais alta.

Tendo como consequência que o sentido natural do fluxo de calor é da temperatura mais alta para a mais baixa, e que para que o fluxo seja inverso é necessário que um agente externo realize um trabalho sobre este sistema.

  • Enunciado de Kelvin-Planck:

É impossível a construção de uma máquina que, operando em um ciclo termodinâmico, converta toda a quantidade de calor recebido em trabalho.

Este enunciado implica que, não é possível que um dispositivo térmico tenha um rendimento de 100%, ou seja, por menor que seja, sempre há uma quantidade de calor que não se transforma em trabalho efetivo.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Quando somos crianças, tendemos a bagunçar tudo o que encontramos pela frente, aumentando a desordem do sistema envolta. Ou seja, o nosso comportamento está em concordância com o aumento da entropia preconizado pela segunda lei da termodinâmica.

Porém, quando vamos analisar a organização da vida na Terra, encontramos um alto nível de ordem já que existem muitos sistemas complexos trabalhando em sincronia. Essa ordem é possível, somente, com a importação de energia livre na forma de nutrientes que serão transformados em energia e biomoléculas.

Portanto, a ordem encontrada na vida é possível graças à importação de energia livre na forma de nutrientes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais