Buscar

qual o objetivo de programação em java ?

💡 3 Respostas

User badge image

Giulia Rossi

A linguagem Java foi projetada tendo em vista os seguintes objetivos:

  • Orientação a objetos - Baseado no modelo de Simular;
  • Portabilidade - Independência de plataforma - "escreva uma vez, execute em qualquer lugar" ("write once, run anywhere");
  • Recursos de Rede - Possui extensa biblioteca de rotinas que facilitam a cooperação com protocolos TCP/IP, como HTTP e FTP;
  • Segurança - Pode executar programas via rede com restrições de execução.

Além disso, podem-se destacar outras vantagens apresentadas pela linguagem:

  • Sintaxe similar a C/C++
  • Facilidades de Internacionalização - Suporta nativamente caracteres Unicode;
  • Simplicidade na especificação, tanto da linguagem como do "ambiente" de execução (JVM);
  • É distribuída com um vasto conjunto de bibliotecas (ou APIs);
  • Possui facilidades para criação de programas distribuídos e multitarefa (múltiplas linhas de execução num mesmo programa);
  • Desalocação de memória automática por processo de coletor de lixo;
  • Carga Dinâmica de Código - Programas em Java são formados por uma coleção de classes armazenadas independentemente e que podem ser carregadas no momento de utilização.
0
Dislike0
User badge image

Silviano D. Pessi

Porquê aprender a programar em Java?

  • 1) Java é fácil de aprender.
    Java tem uma sintaxe em inglês fluente com um número mínimo de caracteres mágicos, como por exemplo Genéricos e Parêntesis Rectos, o que facilita a leitura e compreensão da linguagem. É também mais fácil escrever programas em Java.
  • 2) Java é uma linguagem orientada a objectos.
    Desenvolver aplicações OOPs (Object Oriented Programming) é muito mais fácil e permite manter o sistema modular, flexível e escalável. Assim que adquirir conhecimentos básicos dos OOPs, como a Abstracção, Encapsulamento, Polimorfismo, e Hereditariedade, poderá integrá-los com o desenvolvimento em Java.
  • 3) Java tem uma API valiosa
    Java fornece uma API para I/O, networking, utilitários, xmlparsing, ligação a bases de dados e para quase tudo. Se faltar algo, está salvaguardado por bibliotecas de código aberto como o Apache Commons, Google Guava e outros.
  • 4) Poderosas ferramentas de desenvolvimento p.e. Eclipse, Net beans
    Programar num editor DOS ou no Bloco de Notas é angustiante. Existem várias ferramentas para debugging, essencial para qualquer programador. Ambientes de desenvolvimento integrado (IDE) tornaram o desenvolvimento em Java muito mais fácil, rápido e fluente. É mais fácil de procurar e ler código usando IDEs.
  • 5) Grande coleção de bibliotecas Open Source

     

    Isto garante que Java pode ser usado em todo o lado. Apache, Google e outras organizações contribuíram com muitas bibliotecas, que torna o desenvolvimento em Java muito mais fácil, rápido e barato. Existem frameworks como Springs, Struts e Maven que asseguram que o desenvolvimento em Java segue as melhores práticas dos fabricantes de software e dão suporte aos programadores Java no desempenho das suas tarefas.

  • 6) Comunidade vasta e muito proactiva.

    A comunidade de programadores Java é uma fonte muito rica de conhecimento. Dentro desta comunidade poderá encontrar conteúdo muito interessante disponibilizado por programadores Java principiantes, avançados e até especialistas. Estes últimos fornecem conselhos aos mais novatos, em fóruns e stack overflow, sem custos associados. Os principiantes ganham assim confiança ao saberem que estão a ser aconselhados por especialistas.
  • 7) Java é grátis!
    Java é gratuito desde o início. E é principalmente por esta razão que é muito procurada por programadores em geral e também em empresas.
  • 8) Excelente suporte e documentação – Java docs.
    Java doc é uma excelente fonte de documentação, que lhe fornece informação essencial sobre a API de Java. Java doc torna a compreensão da linguagem muito mais fácil e fornece excelentes referências enquanto programa.
  • 9) Java não depende de nenhuma plataforma.
    O lema Java é “O que compila uma vez, é executável em qualquer lado”. Este lema levou ao reconhecimento e à propagação dos programadores Java que podem por exemplo desenvolver aplicações em ambientes Windows, e executá-los em plataformas UNIX.
  • 10) Java está por todo o lado.
    Java pode ser encontrado em desktops, telemóveis, tablets, etc. Por norma, um programador Java domina qualquer outra linguagem e isso está provado pela experiência.
0
Dislike0
User badge image

Gabriel Lmh

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais