Buscar

O que foi a constituição considerada de "Constituição cidadã em 1988"??

💡 3 Respostas

User badge image

Andrea Regina

Em 27/07/1988, o então presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães, declarou que a Constituição Federal, considerada como Constituição Cidadã, entrava em vigor.

A Constituição recebeu esse nome, pois o Brasil era um país recém saído da Ditadura Militar, onde princípios constituicionais foram trocados por opressão e tortura. Uma das principais mudanças trazidas nessa última constituição é o poder de voto, pelo povo, para escolher seus governantes.

 

Fonte: Revista Isto É, https://istoe.com.br/161883_A+CONSTITUICAO+CIDADA/

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Constituição de 1988 foi promulgada após o fim da Ditadura Militar, que perdurou de 1964 a 1985. Ela deu início a chamada Nova República, período atual da história brasileira. Nela, os direitos individuais dos cidadãos, como a liberdade de pensamento e expressão, foram plenamente reestabelecidos. Ela é chamada por muitos de “Constituição Cidadã”, pois estabeleceu também uma série de direitos sociais, como o direito à saúde, à educação, ao transporte, à moradia, à segurança e ao lazer, além de garantir a livre associação sindical e a previdência social. Ela é considerada por juristas como uma das legislações mais avançadas em termos sociais no mundo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais