Buscar

Uma molécula de Dna e uma de Rna?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Os ácidos nucleicos consistem em macromoléculas (moléculas orgânicas com elevada massa molecular) formadas por unidades monoméricas menores chamadas de nucleotídeos. O mesmo é de vital importância na constituição de dois componentes imprescindíveis das células: o DNA e o RNA.

O DNA é a sigla do ácido desoxirribonucléico e trata-se de um composto orgânico que carrega as informações genéticas de um organismo que norteiam todo o seu desenvolvimento e funcionamento. A principal função do DNA é guardar as informações requeridas para a concepção das proteínas e, inclusive, do RNA. Nesse sentido, os genes tratam-se dos segmentos de DNA que carregam informação genética.

O RNA, por sua vez, é a sigla para o ácido ribonucleico e consiste na molécula responsável pela síntese de proteínas das células do corpo.

Quanto à estrutura, o DNA é constituído por uma fita dupla no formato de um espiral, que, por sua vez, é composto de nucleotídeos - forma esta chamada de dupla hélice. Enquanto isso, o RNA possui apenas uma cadeia. Por essa razão, a molécula de DNA é estável devido à ligações de hidrogênio entre as duas cadeias de nucleotídeos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais