Buscar

Estágio Anal Período de Latência Estágio Genital Estágio Oral Estágio Fálico

O desenvolvimento psicossexual é o elemento central da teoria psicanalítica das pulsões. Freud nos diz que os seres humanos, desde o nascimento, possuem uma libido (pulsão sexual) que se desenvolve através de cinco estágios. Fase libidinal é a etapa do desenvolvimento da criança caracterizada por uma organização, mais ou menos acentuada da libido sob o primado de uma zona erógena e pela predominância de uma modalidade de relação de objeto. Cada estágio é caracterizado por uma zona erógena, que é a fonte de unidade da libido. Este período vai dos 6 anos atá a puberdade e tem origem no declínio do Complexo de Édipo. Ele marca o declínio da sexualidade infantil e é caracterizado por uma atenuação da pulsão sexual, predomínio da ternura e aparecimento de sentimentos como o pudor. É neste estádio que ocorre a amnésia infantil, ou seja, as experiências e sensações vivida nos primeiros da criança são reprimidas no inconsciente. A que estágio estamos nos referindo?

💡 3 Respostas

User badge image

Clara Santana

período fálico, nas organizações pro pré-genitais.

0
Dislike0
User badge image

Leandro Ferreira

Fase falica
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

De acordo com as características do estágio apresentadas, isto é, período em que as experiências e sensações vividas nos primeiros anos da crianças são reprimidas no inconsciente, caracterizando assim a denominada amnésia infantil, podemos afirmar que o estágio tratado no texto é o que é conhecido como período de latência ou estágio latente. Colocando mais sobre a perspectiva da psicanálise, a mesma propõe um desenvolvimento sexual que acontecem em dois períodos, sendo o primeiro dele o nascimento (denominado complexo de Édipo) e outro na puberdade até a maturidade sexual.

Dessa maneira, o estágio referido no texto é o estágio latente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais