Buscar

explique como ocorre uma aterosclerose

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A aterosclerose trata-se de um distúrbio que caracteriza-se pelo depósito de colesterol, ésteres do colesterol, fosfolipídios e glicerídeos na íntima de artérias.

No processo de aterosclerose, a primeira reação é a ativação do endotélio, que expressa moléculas de adesão e captura monócitos circulantes. Daí, a LDL oxidada se acumula em vacúolos, fazendo com que os macrófagos apresentem aspecto de células espumosas e, em seguida, constituindo o núcleo lipídico, que é envolvido por uma capa fibrosa.

O risco da aterosclerose está associado com dois fatores:

  • Aumento da produção de LDL, rica em colesterol, triglicérides e radicais livres, o que aumenta a quantidade de LDL que é oxidada, incitando o seu depósito na camada íntima das artérias;
  • - Inflamação crônica do tecido adiposo, principalmente visceral, que elevará os níveis séricos de citocinas pró- inflamatórias, favorecendo a ativação endotelial e o aumento da adesividade de monócitos que migram para a camada íntima, os quais irão endocitar LDL oxidada, iniciando a formação do ateroma e contribuindo para a sua progressão.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais