Buscar

Maurício e Ricardo, acionistas de XYZ S/A, desentenderam-se durante uma assembleia geral extraordinária em razão do suposto envolvimento amoroso...

Maurício e Ricardo, acionistas de XYZ S/A, desentenderam-se durante uma assembleia geral extraordinária em razão do suposto envolvimento amoroso entre a esposa de Maurício e Ricardo. Com os ânimos acirrados, ambos proferiram uma série de alegações difamatórias em relação ao outro. Com base nesse cenário, pergunta-se: deve essas alegações constar na ata da assembleia geral?

💡 2 Respostas

User badge image

Carolina Carrion

Ao iniciar a Assembleia Geral, o presidente deverá instruir os presentes sobre as formalidades que serão exigidas para os debates. Caso a companhia divulgue um Manual para Participação em Assembleia, poderá incluir nele as regras de conduta e sua cultura em relação a procedimentos que usualmente adota em reuniões e assembleias. A Assembleia é uma reunião formal. Essa formalidade permite ao presidente organizar os debates e evitar que interrupções ou manifestações inconvenientes venham dificultar a condução dos trabalhos. Os acionistas devem dirigir-se sempre ao presidente da Mesa, evitando fazê-lo uns aos outros e dando a ele a oportunidade de controlar os debates. 

Vale frisar que a ata deve conter a transcrição apenas de declarações relevantes dos participantes da Assembleia, tendo a Mesa poder para vetar a transcrição de declarações inadequadas, visando resguardar a essência das decisões e a formalidade dos trabalhos. Ao deixar de fazer a transcrição de certas declarações, a Mesa deve ter cautela, pois não tem poderes para alterar o mérito ou o conteúdo das deliberações, restringindo-se o seu poder apenas à forma de reprodução das declarações na ata e à linguagem adequada e correspondente com a formalidade do evento.

1
Dislike0
User badge image

Henrique Paduan

As alegações difamatórias não devem constar da ata da assembleia geral vez que não se relacionam com os interesses e objetivos da sociedade. O art. 130 da Lei 6.404, determina que deverão ser descritos na ata os protestos e dissidências, todavia, tais fatos devem conter relação com a sociedade empresária e não se tratar de assunto única e exclusivamente de discussão particular entre os sócios.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais