Buscar

Se o governo concede a somente uma empresa o direito de produção de algum bem ou serviço, ele está promovendo a concorrência?

Se o governo concede a somente uma empresa o direito de produção de

algum bem ou serviço, ele está promovendo a concorrência? Quais as

consequências disso para o produtor e para os consumidores se esse bem

for essencial e sem substitutos próximos?

💡 2 Respostas

User badge image

Higor Fernando Pontes

Se o govenro concede a uma empresa o direito de produçãod e algum produto, ele está promovendo o monopolio desse bem ou serviço. Como consequência temos:

  • Controle dos preços: por conta da falta de concorrência, são as próprias empresas que estabelecem os preços de suas mercadorias, podendo atuar de forma abusiva quanto aos custos praticados. Essa condição acaba sendo afetada pela procura dos pesquisadores, pois quanto menor for a busca por um dado produto ou serviço, menores serão consequentemente os preços atribuídos a ele.
  • Controle da qualidade dos serviços: a não existência de concorrência faz com que a empresa monopolista oferte o produto sem uma preocupação com a qualidade dos produtos, já que não há produtos concorrentes para comparação. Quando existem várias empresas ofertando um bem, a qualidade deste pode ser escolhida pelo consumidor, o que não ocorre quando o consumidor é “obrigado” a comprar o produto existente por ser o único disponível.
  • Escassez de escolha do consumidor: o consumidor é prejudicado pela ocorrência de monopólios, pois não existem variações para escolha. Deste modo, o comprador acaba tendo que se submeter ao produto ofertado pela empresa, caso realmente o necessite. Quando existem várias empresas ofertando um dado produto, o consumidor pode escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades ou condições.
  • Rigidez diante da implantação de empresas do ramo em seu campo de abrangência: quando há um processo de monopólio ou oligopólio, cria-se também uma rigidez em relação a entrada de novas empresas do ramo na região abrangida pela empresa já existente, por conta da concorrência que isso denota. As barreiras criadas aos concorrentes podem ser variadas, desde influência política dos empresários (ocorre com frequência em cidades pequenas), investidas em publicidade, flexibilidade de preços e oferta de serviços e produtos complementares. Podem ser utilizadas estratégias como atividades junto aos consumidores como forma de fortalecimento dos laços entre empresa e consumidores, criando uma limitação para bem aceitação de novas empresas. Assim, quanto mais a empresa monopolista estiver adequada ao contexto no qual atua, maiores limitações a ação de concorrentes, até mesmo pela não aceitação da concorrência por parte dos próprios consumidores. 
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Uma patente é um conjunto de direitos exclusivos concedidos por um Estado ao inventor de um novo produto ou tecnologia, que pode ser explorado comercialmente por um período limitado de tempo, em troca da divulgação da invenção. O registro de patentes é a criação de um monopólio de modo artificial, e é parte da propriedade industrial, que por sua vez faz parte do regime de propriedade intelectual.

O direito exclusivo de exploração da invenção patenteada confere a seu proprietário as seguintes prerrogativas: Se o objeto da patente for um produto, o direito de impedir que outras pessoas fabricem, usem, vendam, ofereçam para venda ou importem o produto patenteado, sem consentimento, e se o objeto da patente for um processo, o direito de impedir que outras pessoas usem esse processo e usem, vendam, ofereçam para venda ou importem o produto obtido diretamente desse processo, sem o seu consentimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais