Buscar

Quais das características acima um projeto pedagógico de gestão democrática e participativa deve, necessariamente, apresentar?

💡 4 Respostas

User badge image

C Weide

Resposta:

A gestão educacional sempre esteve interligada a melhoria da qualidade da Educação Básica. A educação sempre fora um desafio, tendo um aspecto especial, sendo suas políticas por longo período seletivas e excludentes.

Por meio de uma abordagem histórica, em que se destacam marcos da política educacional, procura-se demonstrar como o tratamento da questão educacional tem sido sempre condicionado pelos valoresautoritários que presidem as relações sociais brasileiras e que incrustaram em nossa cultura desde os tempos coloniais. Dessa perspectiva, busca-se estabelecer os nexos entre o universo cultural e simbólico do país, as definições e rumos das políticas públicas de educação e a persistência de um padrão educacional excludente e seletivo, que acaba por negar, ainda hoje, o direito a escolarização básica de qualidade à grande parte da população. (AZEVEDO 2004, p.17)

1
Dislike0
User badge image

Faby Hein

Vc tem a avalição??
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Dentre as características que um projeto pedagógico de gestão democrática e participativa pode apresentar, são obrigatórias:

  • Participação de todos os envolvidos na comunidade escolar no processo educativo;
  • Expressão da cultura local; e
  • Determinação de objetivos e formas de avaliação do plano pelo corpo gestor.
  • É importante, neste contexto, fazer uma criteriosa verificação das informações fornecidas pelo enunciado. Alguns detalhes, mesmo que possam parecer insignificantes, são muitas vezes os elementos a revelar a resposta da questão, evitando errar por descuido. No caso, o conhecimento do tema é essencial, principalmente no que se refere às características do tipo de plano tratado pela enunciação.

    0
    Dislike0

    Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

    Esse e outros conteúdos desbloqueados

    16 milhões de materiais de várias disciplinas

    Impressão de materiais

    Agora você pode testar o

    Passei Direto grátis

    Você também pode ser Premium ajudando estudantes

    ✏️ Responder

    SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

    Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

    User badge image

    Outros materiais