Buscar

Confraternização é dedutível no imposto de renda?

💡 2 Respostas

User badge image

Felipe Figueiredo

Com relação às festas natalinas de confraternização oferecidas aos seus empregados, entende-se que tais atividades estão diretamente relacionadas à atividade da empresa, razão pela qual devem ser aceitas como dedutíveis.
Entretanto, ressalte-se que tais despesas devem manter um nível aceitável com a realidade econômica de cada empresa e toda despesa comprovada através de documentação hábil.
Por meio do Parecer Normativo CST 322/1971, o fisco externou entendimento, no tocante a despesas com eventos, no sentido de que as despesas de relações públicas em geral, tais como almoços, recepções, festas de congraçamento, etc., efetuadas por empresas, como necessárias à intermediação de negócios próprios de seu objeto social, para serem dedutíveis da receita bruta operacional, deverão guardar estrita correlação com a realização das transações ou operações exigidas pelas atividades da empresa, assim como rigorosamente escudadas em todos os elementos comprobatórios, além de se limitarem a nível razoável.
Ainda nesse sentido:
O Acórdão nº 105-3.818/89, 5ª Câmara do 1º Conselho de Contribuintes, decidiu que somente são consideradas dedutíveis as despesas com eventos de confraternização que alcancem todos os empregados.
O Acórdão nº 101-85.482/93, do 1º Conselho de Contribuintes, admitiu a dedução das despesas a título de festas de confraternização, uma vez comprovada por documentação hábil e realizada por ocasião das festas de fim de ano.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

De acordo com o Decreto nº3000, de 26 de março de 1999, e depois pelo decreto que o revogou, Nº9580, de 22 de novembro de 2018, confraternizações, consideradas como brindes, não são dedutíveis no imposto de renda.

Apesar disso, o parecer normativo CST Nº 322 DE 1971 diz que em alguns casos é aceitável a dedutibilidade, como por exemplo festas de fim de ano, ou por estarem correlacionadas diretamente com o funcionamento da empresa, o que outras confraternizações não são consideradas.

Além disso, o valor com as despesas da festa deve estar dentro da realidade da empresa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

questão de imposto de renda

Contabilidade / Ciências Contábeis

UCP

User badge image

Daniela Maia

Question Icon

como calcular o imposto de renda?

Contabilidade / Ciências Contábeis

UNIP

User badge image

Gabriel Alves

Materiais relacionados