Buscar

O que um Empirista questionaria para um Racionalismo e o que um Racionalista questionaria para um Empirista? Quais seriam suas justificativas?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Gonçalves

O Empirista questionaria como é possível obter uma conclusão ou conhecimento de algo sem a experiência prática.

O Racionalista questionaria ao Empirista sobre a maneira de como é adquirido o saber, já segundo os racionalistas que a razão e o pensamento lógico são as únicas fonte de conhecimento.

Isso aconteceria pois o Empirismo crê na ideia de que a experiência é a fonte do conhecimento, não tendo espaço para "intuição". Já o Racionalismo acredita que na afirmação de que a razão é a fonte do conhecimento humano e que o indivíduo possui conhecimentos inatos.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Empiristas e racionalistas disputam, de modo geral, qual é a origem e fundamentação de nosso conhecimento. Enquanto os empiristas argumentam que apenas os sentidos e suas experiências podem nos levar à construção de conhecimento, os racionalistas indicam que os sentidos enganam e que sem a razão não pode haver conhecimento.

Um racionalista pode questionar ao empirista como é possível entender o que é a justiça ou como é possível ter a ideia de Deus, já que não é possível ter experiências sensíveis sobre estas coisas. Um empirista, por outro lado, pode perguntar ao racionalista como ele pode saber o que são as coisas materiais, como ele entende e vê o mundo, se não pela força e pelas experiências sensíveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais