Buscar

Como é a pressão pleural existente no espaço pleural?

💡 2 Respostas

User badge image

Rafaella Bessa

Pleura é uma membrana dupla muito fina formada pela pleura visceral, que envolve o pulmão, e pela pleura parietal, que forra internamente as paredes da cavidade torácica.

Cavidade pleural é uma cavidade virtual existente entre as pleuras visceral e parietal, que contém apenas uma pequena quantidade de líquido lubrificante. A pressão negativa existente na cavidade pleural é um fator importante na mecânica respiratória.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A pleura é uma membrana serosa de origem mesodérmica que cobre os pulmões, o mediastino, o diafragma e a parte interna da caixa torácica. A pleura parietal é a parte externa, em contato com a caixa torácica, o mediastino e a face superior do diafragma, enquanto a pleura visceral é a parte interna, em contato com os pulmões.

Esse líquido e a pressão negativa presente na cavidade permitem que os pulmões se expandam durante a inspiração e comprimam durante a expiração, mas, acima de tudo, impede que os pulmões colapsem. O dano pleural que permite que a cavidade pleural se comunique com o exterior leva à condição patológica do pneumotórax.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais