Buscar

Oque que é o Endotélio, do que é formado e quais suas funções?

💡 3 Respostas

User badge image

Isabella Garcia

Endotélio é a camada celular interna dos vasos sanguíneos e linfáticos, formado por um único extrato de células achatadas, classificado como epitélio simples pavimentoso. Suas funções são de revestimento e delimitação, síntese e metabolismo de diversas substâncias, e também funções anticoagulante, vasodilatadora e antiinflamatória que são essenciais para a manutenção da homeostasia.

3
Dislike0
User badge image

Danielly Salgado

Jznznzbzhsj
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Dentre os vários tecidos que compõem o organismo dos seres humanos, o tecido epitelial é um dos mais importantes.

Esse tecido poder ser classificado como de revestimento ou glandular. Quanto ao tecido de revestimento, ou endotelial, ele é formado por células de perfil achatado cujos núcleos são alongados. Em relação às suas funções, esse tecido atua no revestimento do interior dos vasos sanguíneos e linfáticos e das cavidades pleural, peritoneal e pericárdica.

Portanto, endotélio é um tecido epitelial formado por células achatadas de núcleos alongados que possui a função de revestir a parte interna dos vasos sanguíneos e linfáticos, e as cavidades pleural, peritoneal e pericárdica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais