Buscar

quais são as formas existentes de solução de controvérsias estabelecidas pela OMC, no caso de dumping? Em que se fundamentam?

A globalização tem consequências diretas nas relações internacionais estabelecidas, principalmente quando se trata de relações comerciais entre nações. Sob determinado ponto de vista, essa conjuntura é consequência da própria lógica de acumulação criada pelo nosso sistema econômico, que demanda uma solução, para que o próprio sistema permaneça vigente. Por isso, no Comércio Internacional, quando determinadas ações visam prejudicar (ou prejudicam) outros atores do mercado, estabelecem-se formas alternativas de resolução de controvérsias, que buscam inspirar a colaboração, ao invés da ameaçar. É exatamente esse o sistema adotado pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Nesse sentido, responda: quais são as formas existentes de solução de controvérsias estabelecidas pela OMC, no caso de dumping? Em que se fundamentam?

💡 2 Respostas

User badge image

Luísa OTT

A OMC conta com um sistema próprio de solução de controvérsias. O anexo II do tratado de Marraquexe traz o Entendimento sobre Solução de Controvérsias da organização criada em 1994. O tratado instituiu a criação do Órgão de Solução de Controvérsias da OMC ou Dispute settlement body em inglês. Basicamente, o sistema conta con Consultas (uma fase de solução mais consensual entre os membros em disputa), formação de Paineis (avaliação da questão por um corpo de especialistas com a participação dos envolvidos e também de membros interessados na questão) e a disputa ainda pode chegar a fase se Apelação, onde um corpo de árbitros especialistas no OSC analisa a disputa quanto a suas questões 'normativas', excluindo avaliação técnica. Pode-se ainda estabelecer painel de compliance que avaliará a implementação das recomendações dos Relatórios dos Paineis de Órgão de Apelação.

No caso de dumping, vale a pena entrar no site da OMC e verificar os sumários das disputas envolvendo Dumping. https://www.wto.org/english/tratop_e/dispu_e/dispu_status_e.htm

5
Dislike0
User badge image

Gabriela Araujo

Instaurar medidas preventivas, como estimular a concorrência;

Instaurar punições para ações como a concorrência desleal.

concorrência desleal ocorre quando outra empresa concorrente consegue ter vantagem, seja através de favorecimento estatalconhecimento de segredos empresarias de outras empresas, formação de cartel, ou qualquer outro meio que venha a trazer uma vantagem indevida para uma empresa em detrimento de outras concorrentes.



1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais