Buscar

O que é a extinção de personalidade?

💡 2 Respostas

User badge image

Alexandre Martins Dos Santos

Extinção da Personalidade Jurídica. O fim da personalidade da pessoa natural se dá pela morte, nos termos do artigo 6°, primeira parte, do Código Civil, o qual expressa “a existência da pessoa natural termina com a morte”. ... Com a extinção da personalidade, inúmeros reflexos jurídicos são percebidos.

Mais informações em: https://www.trilhante.com.br/trilha/oab-1-fase/curso/plano-de-estudos-90-dias/aula/extincao-da-personalidade-da-pessoa-natural-1
0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A personalidade civil é a aptidão genérica para titularizar direitos e contrair obrigações e é adquirda pelas pessoas naturais a partir do nascimento com vida e pelas pessoas jurídicas a partir do registro dos atos constitutivos no órgão competente.

É importante saber o conceito e o início para que possamos analisar a extinção da personalidade civil, pois nada mais é que o fim daquela aptidão genérica e se dá, para as pessoas naturais, com a morte (real ou presumida, com ou sem decretação de ausência) e, para as pessoas jurídicas, com a dissolução voluntária ou cassação de autorização para seu funcionamento, com respectivo cancelamento da inscrição (princípio da simetria).

"Art. 6º A existência da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva.

Art. 7º Pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência:

I - se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida;

II - se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra.

Parágrafo único. A declaração da morte presumida, nesses casos, somente poderá ser requerida depois de esgotadas as buscas e averiguações, devendo a sentença fixar a data provável do falecimento."

"Art. 51, do CC. Nos casos de dissolução da pessoa jurídica ou cassada a autorização para seu funcionamento, ela subsistirá para os fins de liquidação, até que esta se conclua.

§ 1º Far-se-á, no registro onde a pessoa jurídica estiver inscrita, a averbação de sua dissolução.

§ 2º As disposições para a liquidação das sociedades aplicam-se, no que couber, às demais pessoas jurídicas de direito privado.

§ 3º Encerrada a liquidação, promover-se-á o cancelamento da inscrição da pessoa jurídica."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais