Buscar

Como Mendel sabia que suas plantas de ervilhas tinham dois alelos codificando uma característica?

💡 2 Respostas

User badge image

Isabel Araújo

Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que se segregam, separam-se, durante a formação dos gametas, sendo que, assim, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus descendentes”.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Gregor Mendel, no século XVII, desenvolveu um conjunto de teorias que tenta explicar a herança e a diversidade biológica em relação à transmissão de caracteres genéticos de organismos paternos para seus descendentes fundamenta-se em sua análise estatística e em experimentos de reprodução científica em plantas de ervilha. Como resultado de seus experimentos, Mendel sugeriu a existência de três leis:


  1. A Lei da Segregação: cada característica herdada é definida por um par de genes. Os genes parentais são separados aleatoriamente pelas células sexuais, de modo que as células sexuais contêm apenas um gene do par. Os descendentes, portanto, herdam um alelo genético de cada pai quando as células sexuais se unem na fertilização;
  2. A Lei da Segregação Independente: genes para diferentes traços são classificados separadamente uns dos outros, de modo que a herança de uma característica não é dependente da herança de outra;
  3. A Lei da Dominância: um organismo com formas alternativas de um gene expressará a forma que é dominante.

Mais precisamente, Mendel descobriu que suas plantas de ervilhas tinham dois alelos codificando uma característica através da Lei da Segregação Independente.

Ao cruzar duas variedades puras de ervilhas (amarela e liso com verde e rugoso), Mendel obteve na indivíduos heterozigotos na geração F1. Realizando o cruzamento novamente, ficou claro que havia dois alelos codificando uma única característica, pois os alelos segrega-se de maneira independente durante a formação do gameta.

Sendo V a cor amarela, v a cor verde, R o formato liso e r o formato rugoso e admitindo ainda que a cor amarela é dominante sobre a verde e que o formato liso é dominante sobre o rugoso, temos o seguinte resultado para os cruzamentos F1 e F2:




Exemplo da Lei da Segregação Independente. Fonte: Mundo Educação. Acesso 6 nov. 2019

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais