Buscar

qual hormônio e secretado pela glândula pineal?]

💡 5 Respostas

User badge image

C Weide

Resposta:

glândula pineal, também conhecida como conarium, epífise cerebral ou simplesmente pineal, é uma pequena glândula endócrina no cérebro dos vertebrados.

glândula pineal produz melatonina, um hormônio derivado da serotonina que modula os padrões de sono nos ciclos circadianos e sazonais

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A melatonina é uma hormona encontrado em seres humanos, animais, plantas, fungos e bactérias e alguns algas; em concentrações que variam de acordo com o ciclo dia / noite. A melatonina é sintetizada a partir do aminoácido essencial triptofano Ela ocorre, principalmente, na glândula pineal, e está envolvido numa variedade de processos celulares, neurofisiológicos neuroendócrino e como controlo do ciclo diário do sono.

Uma das características mais destacadas em relação à biossíntese pineal de melatonina é sua variabilidade ao longo do ciclo de 24 horas e sua resposta precisa às mudanças na iluminação ambiente. Por conseguinte, a melatonina é considerada uma neuro-hormona produzida por pinealocitos na glândula pineal (localizado no diencéfalo), que produz a hormona sob a influência do núcleo supraquiasmático do hipotálamo , que recebe informação a partir da retina sobre o padrão diário luz e escuridão.

1
Dislike0
User badge image

Felipe Felipe

Uma glândula, endócrina, do corpo humano - a pineal. Uma pequena ervilha no meio da cabeça. Outra glândula, também endócrina - a hipófise ou pituitária. Outra pequena ervilha, na frente da pineal. As duas fazem uma ponte e esta é a ponte que te permite transitar entre os mundos, o físico e o espiritual.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais