Buscar

Em relação ao tecido epitelial glandular. Qual das seguintes afirmações abaixo é verdadeira?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O epitélio glandular (também chamado de tecido glandular) forma o parênquima das glândulas, estruturas adequadas para a produção e secreção de substâncias úteis ao organismo. As glândulas podem ser unicelulares ou multicelulares e se distinguem principalmente pelo destino da secreção. Eles são exócrinos se a secreção sai na superfície externa do corpo ou em uma cavidade interna conectada com o exterior através de um ducto excretor; são endócrinos se despejam sua secreção na corrente sanguínea.

Em cada glândula uma porção secretora pode ser distinguida, consistindo em epitélio glandular, chamado parênquima, e um com funções de suporte, o estroma, constituído por tecido conjuntivo. O parênquima é ainda mais divisível em uma porção secretora, chamada adenômero, consistindo de células dispostas para circunscrever um lúmen, ou a parte proximal do ducto, e em uma porção excretora, chamada ducto excretor. Isso significa que o adenômero geralmente está localizado em uma extremidade do ducto.

Como todos os tipos de epitélio, mesmo o glandular não é vascularizado, de fato os vasos sangüíneos e os nervos correm para dentro dos tecidos conjuntivos de cada glândula, nutrindo tanto o tecido conjuntivo quanto o próprio epitélio. As grandes glândulas são envolvidas em uma cápsula de tecido conjuntivofibroso denso de cujo ramo da superfície interna septos conectivos que dividem o epitélio glandular interno em lóbulos (septos interlobar).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais