Buscar

O que foi a industrialização e urbanização brasileira ?

💡 4 Respostas

User badge image

C Weide

O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção a área urbana.

Os processos de industrialização e urbanização estão intrinsecamente interligados. Foi com os avanços e transformações proporcionados, por exemplo, pelas Revoluções Industriais na Europa que esse continente concebeu o crescimento exponencial de suas principais cidades, aquelas mais industrializadas. Ao mesmo tempo, o processo de urbanização intensifica o consumo nas cidades, o que acarreta a produção de mais mercadorias e o aumento do ritmo da atividade industrial.

A industrialização é um dos principais fatores de transformação do espaço geográfico, pois interfere nos fluxos populacionais, reorganiza as atividades nos contextos da sociedade e promove a instrumentalização das diferentes técnicas e meios técnicos, que são essenciais para as atividades humanas. A atividade industrial, por definição, corresponde ao arranjo de práticas econômicas em que o trabalho e o capital transformam matérias-primas ou produtos de base em bens de produção e consumo.

1
Dislike0
User badge image

Daniel Moreira

O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção a área urbana. Esse deslocamento, também chamado de êxodo rural, provocou a mudança de um modelo agrário-exportador para um modelo urbano-industrial. Atualmente, mais de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas, o que equivale aos níveis de urbanização dos países desenvolvidos.

Até 1950 o Brasil era um país de população, predominantemente, rural. As principais atividades econômicas estavam associadas à exportação de produtos agrícolas, dentre eles o café. A partir do início do processo industrial, em 1930, começou a se criar no país condições específicas para o aumento do êxodo rural. Além da industrialização, também esteve associado a esse deslocamento campo-cidade, dois outros fatores, como a concentração fundiária e a mecanização do campo.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O processo de urbanização ocorreu de formas variadas em diferentes partes do mundo. A urbanização é um processo caracterizado por um aumento concentração populacional das cidades pelo fato destas terem grande poder de atração. O fato é que as cidades são polos de atração de venda de mercadorias porque são áreas geográficas que possuem um grande mercado consumidor que, obviamente interessa às firmas e agentes que querem lucrar com as vendas.

O processo de urbanização, além de tudo isso, também orientou um grande aumento dos impactos do homem no meio ambiente. A pavimentação de regiões, a construção de viadutos, a criação de sistemas de obtenção de energia, a construção de hidroelétricas, a construção de toda a infraestrutura das cidades causou gigantescos impactos no meio ambiente. A urbanização, dessa forma, por um lado aumentou o tamanho das cidades e das populações, mas orientou uma lógica de destruição do próprio planeta Terra.

Nesse âmbito, é importante enfatizar que a industrialização leva à urbanização, criando crescimento econômico e oportunidades de emprego que atraem as pessoas para as cidades. A urbanização geralmente começa quando uma fábrica ou várias fábricas são estabelecidas dentro de uma região, criando assim uma alta demanda por mão de obra da fábrica.

No Brasil, a partir da década de 1960, com um intenso processo de industrialização, o governo procurava modernizar as cidades e incentivar o desenvolvimento econômico nessas regiões a partir da chegada de novos trabalhadores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais