Buscar

Descreva os principais micro-organismos/parasitas encontrados no esfregaço citologico cervico-vaginal. Minimo 4 microorganismos.?

💡 3 Respostas

User badge image

Débora Silva

Lactobacillus vaginalis (bacilos de Döderlein) - É um bacilo que representa a flora bacteriana padrão, fisiológica. As enzimas do micro-organismo induzem à destruição proteolítica (citólise) das células epiteliais escamosas intermediárias ricas em glicogênio. Este é metabolizado com a produção de ácido lático, responsável pelo pH ácido da vagina. O padrão citológico característico da citólise é o aparecimento de fragmentos citoplasmáticos e núcleos desnudos. Ocorre predomínio de lactobacilos na fase luteínica do ciclo menstrual, na gravidez e no início da menopausa.

Gardnerella vaginalis - Representa um cocobacilo que tem a propriedade de aderir ao citoplasma das células superficiais e intermediárias (células-guia). Os micro-organismos são mais facilmente identificados nas bordas citoplasmáticas. A Gardnerella é frequentemente associada a outras bactérias, constituindo o quadro conhecido como vaginose bacteriana. O esfregaço não contém bacilos de Döderlein e há escassez de neutrófilos.

0
Dislike0
User badge image

Débora Silva

Trichomonas vaginalis - Trata-se de um protozoário que aparece nos esfregaços como estruturas redondas ou ovais. O citoplasma geralmente cora cinza-azulado e pode conter grânulos vermelho-amarronzados. O núcleo é excêntrico, semitransparente, levemente basofílico, mal definido. É importante visualizar o núcleo do parasita para diferenciá-lo principalmente de restos de citoplasma, muco e neutrófilos degenerados. Há alterações significativas nos esfregaços em associação com a infecção por Trichomonas vaginalis. Além do exsudato purulento difuso, é comum o encontro de acúmulos de neutrófilos se sobrepondo às células epiteliais degeneradas conhecidos como “balas de canhão”. As alterações celulares degenerativas consistem em pseudoeosinofilia, halos perinucleares e tumefação nuclear. Pode ocorrer necrose celular representada por cariorrexe e cariólise.

O fungo mais comum nas infecções do trato genital inferior é a Candida sp. Este micro-organismo pode se associar ou não a sintomas como prurido e corrimento vaginal esbranquiçado, espesso. A Candida aparece nos esfregaços sob a forma de pseudo-hifas (septadas, às vezes com ramificação aguda) e esporos redondos ou ovais. As pseudo-hifas muitas vezes se dispõem abaixo de conjuntos de células epiteliais e são mais facilmente visualizadas quando se altera o foco do microscópio, exteriorizando-se na extremidade mais frouxa dos agrupamentos celulares. É conveniente também examinar as margens do esfregaço, já que podem exibir um certo grau de dessecação e consequentemente resultar no aumento artefatual especialmente dos esporos, facilitando a sua identificação. A infecção por Candida sp. é associada geralmente a concentrações de neutrófilos e piócitos. Habitualmente há alterações celulares degenerativas (pseudoeosinofilia, halos perinucleares e retração da borda nuclear) e reativas (tumefação nuclear).

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atlas_citopatologia_ginecologica.pdf PÁGINA 29  em diante

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A vagina é colonizada por uma variedade de microrganismos. Dentre eles podemos destacar:

Gardnerella vaginalis: é uma bactéria que faz parte da flora bacteriana normal da mulher. Porém, o desequilíbrio dessa flora leva ao surgimento da patologia denominada de vaginose bacteriana. Essa infecção pode surgir em decorrência da elevação do pH vaginal que pode ser provocada pela incorreta higienização da região vaginal ou devido a múltiplos parceiros sexuais. Os principais sintomas são: corrimento anormal, com cor acinzentado ou amarelado; odor semelhante ao de peixe podre; coceira e; dor durante a relação sexual. O tratamento envolve o uso de antibióticos.

Trichomonas vaginalis: trata-se de uma protozoário flagelado que causa a patologia Tricomoníase, sendo a DST não viral mais comum no mundo. A transmissão ocorre através do ato sexual e os primeiros sintomas podem aparecer entre três e nove dias após o contato com o protozoário. Os principais sintomas são: corrimento de cor esbranquiçado e com aspecto espumoso; edema na região vaginal; prurido; queimação e sangramento durante as relações sexuais. O tratamento é realizado a base de antibiótico e com uso local de creme vaginal.

Candida albicans: é um fungo que habita normalmente a flora vaginal. No entanto, pode ocorrer situações desequilíbrio dessa flora o que faz com que o microrganismo se prolifere passando a ser prejudicial. Essa situação ocorre principalmente durante períodos de baixa umidade, associado ao calor e umidade da região vaginal. Os principais sintomas essa enfermidade são: ardor e coceira; corrimento esbranquiçado, em grandes quantidade e com cheiro intenso de peixe podre. O tratamento pode ser feito com base na utilização de cremes antifúngicos locais ou a partir da utilização de comprimidos ou ainda com os dois tratamento conjugados.

Neisseria gonorrhoeae: trata-se de uma bactéria gram-negativa causadora da patologia conhecida como gonorreia. A transmissão ocorre a partir do contato sexual. A pessoa pode ser infectada e não apresentar sintomas. No entanto, pode apresentar sintomas graves, como a salpinte aguda, que gera a infertilidade da mulher. O tratamento para infecções envolve o uso de antibiótico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais