Buscar

Atente para a seguinte passagem de texto:

Atente para a seguinte passagem de texto: 

“Os homens constroem e dão significados aos lugares. Significados que para alguns parecem invisíveis, mas, para outros, são carregados de histórias e de emoções. O lugar é um mundo de significados organizados, adquiridos pela experiência humana, e se mostra a partir do que eu experiencio e que é experienciado pelo outro, experienciar no sentido de viver”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NOGUEIRA, Amélia. Lugar como a representação da existência. In: HEIDRICH, Álvaro Luiz; COSTA, Benhur Pinós da; PIRES, Cláudia Luisa Zeferino (Org.) Maneiras de ler: Geografia e cultura. Porto Alegre, Imprensa Livre: Compasso Lugar Cultura, p. 83-89. 2013. p. 84. 

Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Mapas: Representações, intenções e subjetividades, assinale a alternativa correta sobre os mapas mentais:

  A

Para se construir um mapa mental, são necessárias as mais modernas ferramentas e técnicas de geoprocessamento.

  B

Um mapa mental pode ser a planta de ruas que uma pessoa lembra quando descreve o caminho para um amigo, ou pode ser a representação cartográfica de um geógrafo sobre as atitudes que as pessoas têm de determinados lugares.

  C

Os mapas mentais são construídos por órgãos e instituições oficiais, pois, para tal construção, é preciso levar em consideração algumas questões, como as econômicas e as políticas.

  D

Para a construção de um mapa mental, as dimensões do mundo vivido, do dia a dia, da cultura não são essenciais, já que, para tal construção, a ênfase se dá na questão concreta do espaço geográfico, isto é, em sua materialidade.

  E

Os mapas mentais são registros desvinculados do mundo vivido, do dia a dia, da cultura, e, assim sendo, o mapeamento mental carrega informações desvinculadas dos conceitos de territórioterritorialidadepaisagem e principalmente, de lugar.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais