Buscar

Sobre estudos de impacto ambiental, assinale a opção correta

A) Os requisitos mínimos dos estudos ambientais que o interessado precisa apresentar sobre a atividade ou empreendimento e em relação à respectiva área de influência são listados pelo órgão ambiental em documento intitulado Relatório Ambiental Preliminar.

B) A área de influência direta ou indireta de projetos é considerada a área geográfica onde as instalações do empreendimento funcionam ou funcionarão, desconsiderando a bacia hidrográfica na qual se localiza o projeto.

C) A responsabilidade pela entrega do EIA/RIMA é do proponente do projeto, incluindo o custeio da sua elaboração, da coleta de dados e do fornecimento ao órgão ambientalde, pelo menos, dez cópias.

D) O Diagnóstico Ambiental é uma completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.

💡 6 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O potencial do impacto ambiental é analisado com base em dois documentos: o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). O EIA/RIMA tratam-se de documentos técnicos que objetivam a avaliação dos impactos ambientais e o apontamento de medidas mitigadoras.

Mais especificamente, o Estudo de Impacto Ambiental é uma avaliação importante de um instrumento de projeto impacto ambiental. É o documento básico para o processo de Avaliação de Impacto Ambiental. A elaboração e assinatura do estudo de impacto ambiental é tarefa de uma equipe multidisciplinar composta por especialistas na interpretação do projeto e fatores ambientais mais relevantes para aquele projeto específico que normalmente são integrados em uma empresa de consultoria ambiental.

O estudo do impacto ambiental é feito em várias etapas, paralelamente às etapas da intervenção que se pretende avaliar. Para estes fins, deve ser entendido como uma intervenção não só de um trabalho, como uma ponte ou uma estrada, mas também, é uma intervenção que pode ter um impacto sobre o meio ambiente, a criação de um regulamento ou uma modificação dos regulamentos existentes.

No problema em questão, a alternativa b) é falsa, pois considera-se a bacia hidrográfica na área. A c) equivoca-se ao afirmar que são necessárias pelo menos dez cópias, pois um único documento já basta. Por fim, a d) também é falsa pois o Diagnóstico Ambiental avalia os recursos naturais e a interação com base no empreendimento concluído.

A alternativa a) está correta.

3
Dislike0
User badge image

karla mgn

Resposta correta:

C) A responsabilidade pela entrega do EIA/RIMA é do proponente do projeto, incluindo o custeio da sua elaboração, da coleta de dados e do fornecimento ao órgão ambientalde, pelo menos, dez cópias.

2
Dislike0
User badge image

mateus duarte

resposta correta : C) A responsabilidade pela entrega do EIA/RIMA é do proponente do projeto, incluindo o custeio da sua elaboração, da coleta de dados e do fornecimento ao órgão ambiental de, pelo menos, dez cópias.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais