Buscar

Direito Publico e Privado. Com relação ao costume, enquanto fonte do Direito, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a. O costume é um preceito jurídico escrito e obrigatório para todos.

b. O costume só pode ser utilizado por comunidades pequenas não alcançadas pelo poder judiciário.

c. O costume, por indicar normas amplamente aceitas pelo povo, pode ser utilizado pelo poder judiciário para a solução de conflitos.

d. O costume, como fonte do Direito, deve ser, obrigatoriamente, a primeira escolha do poder judiciário para a solução de conflitos, prevalecendo sobre a lei e a jurisprudência.

e. O costume não pode ser considerado uma fonte do Direito

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Os costumes podem ser caracterizados como as regras sociais que são resultado de uma prática que é generalizada e prolongada, o que acarreta numa certa convicção de obrigatoriedade, de acordo com as peculiaridades de cada sociedade e cultura específica.

O costume jurídico por sua vez diz respeito aos dois elementos que o geram e justificam: o corpus, que consiste na prática social reiterada do comportamento, e o animus, que diz respeito à convicção subjetiva ou psicológica de obrigatoriedade desses comportamentos enquanto representativos de valores essenciais.

Um exemplo prático de costume é a prostituição, que é considerada uma antiga prática das sociedades humanas e está intimamente liga como o âmbito jurídico no que diz respeito ao conjunto de práticas que se inserem nos crimes contra os costumes.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa C.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais