Buscar

Leia atentamente o texto abaixo e disserte sobre os procedimentos metodológicos para a construção de uma pesquisa na área proposta.

O consumo e a comercialização de drogas psicoativas são assuntos polêmicos, com repercussão no campo jurídico. Estão sob definição das leis quais drogas podem ser comercializadas e quais estão proibidas, assim como as penalidades relativas ao porte, consumo e venda das drogas ilícitas. A lei de Políticas sobre Drogas (lei 11.343/2006), em seu artigo 28, determina as penas para quem “adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”. Nesse caso, as penas são: advertência sobre os efeitos das drogas; prestação de serviços à comunidade; medida educativa de comparecimento à programa ou curso educativo.

A lei também prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências.

 

Digamos que você esteja interessado em realizar uma pesquisa sobre como tem sido aplicada a lei 11.343/2006. Para tanto, você precisa definir os problemas de pesquisa e os procedimentos metodológicos. Por exemplo, as concepções das autoridades e o modo como interpretam os princípios jurídicos; como em um período específico numa Comarca X foram aplicadas as penalidades previstas em lei, ou a própria história da construção das definições legais. 

 

Disserte de maneira fundamentada sobre os procedimentos metodológicos que você utilizaria para construir uma pesquisa na área, a partir das sugestões apresentadas. 

Atenção: 

O objetivo da atividade é que você elabore uma proposta de pesquisa apontando os procedimentos metodológicos mobilizados para uma investigação sobre a situação dada. Não é uma atividade para discorrer sobre o problema em si, ou seja, sobre o uso de drogas, mas sim sobre uma abordagem metodológica capaz de guiar uma atividade de pesquisa na área.

💡 1 Resposta

User badge image

C Weide

Utilizaria como base um estudo de caso pois em sua aplicação o pesquisador busca uma compreensão objetiva e extensamente mais detalhada. Pesquisas do tipo estudo de caso descritivo pois o objetivo, base da pesquisa já está estabelecida , onde o tema é ´´o consumo e a comercialização de drogas psicoativas ´´ , o tempo cronológico é no período compreendido entre os anos de 2007 e 2018. Os princípios jurídicos que têm embasado tais condenações são a Lei nº 11 .343, de 23 d e agosto de 2006 . no qual Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad ; a aplicar penas, advertência sobre os efeitos das drogas; prestação de serviços à comunidade; medida educativa de comparecimento a programa ou  curso educativo, onde o campo recém explorado traria mais informações sobre o tema preenchendo as informações que faltam .

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais