Buscar

fontes do direito processual civil

As fontes do Direito Processual Civil podem ser classificadas como

  • A

    diretas ou imediatas, que exercem influência na elaboração de futuras normas, e as indiretas ou mediatas, que geram as regras jurídicas.

  • B

    formais, que são vinculantes, sendo o próprio direito positivado, e as fontes materiais que não apresentam um caráter obrigatório e nem possuem força vinculante.

  • C

    primárias, que são os princípios, e as fontes secundárias, que são as jurisprudências.

  • D

    diretas ou imediatas a doutrina e jurisprudência, e, as indiretas ou mediatas, as próprias leis.

  • E

    formais, que são os costumes, equidade e analogia, e as materiais, que são as leis e as medidas provisórias.

💡 3 Respostas

User badge image

Sérgio Schrapett

Fontes do direito processual civil

As fontes do direito são as formas pelas quais uma norma é gerada e introduzida no ordenamento jurídico. Assim como na maioria dos ramos, as fontes do direito processual civil são: a lei, os costumes, a doutrina e a jurisprudência.

A lei como fonte do direito deve ser entendida em sentido amplo. Assim, além de leis ordinárias, complementares e outros tipos de leis em sentido estrito, também são fontes do direito processual civil os regimentos internos dos tribunais e os códigos de organização judiciária dos estados.

Portanto a resposta correta é:

B- Formais, que são vinculantes, sendo o próprio direito positivado, e as fontes materiais que não apresentam um caráter obrigatório e nem possuem força vinculante.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Existem duas possíveis formas de classificação para as fontes do Direito: a classificação como fontes formais e a classificação como fontes materiais. As fontes formais são aquelas pelo qual o direito se expressa/representa. Já as fontes materiais são formadas pelos fatos sociais, como a moral e ética se expressa em uma sociedade (com base político e histórico-cultural).

Assim sendo, portanto afirmar que a alternativa correta é a letra "B - formais, que são vinculantes, sendo o próprio direito positivado, e as fontes materiais que não apresentam um caráter obrigatório e nem possuem força vinculante"

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais