Buscar

Getúlio Vargas

Explique como Getúlio Vargas assumiu o cargo de presidente do Brasil em 1930?

💡 4 Respostas

User badge image

IRONFUCKgames p

seila

 

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Getúlio Vargas foi o governador do Brasil no período compreendido entre 1930 em 1945 e, neste período, mais precisamente entre 1937 e 1945 houve o chamado Estado Novo. Acerca de tal período, Vargas criou a Previdência Pública (INSS), legalização dos sindicatos, estabelecimento da Carga Horária Racional, direito à greve, direito às férias e ao 13º salário. Vagas é conhecido como o presidente que deu início ao período Populista da história do Brasil. A organização proletária brasileira foi um dos responsáveis pelas conquistas, e também as elites militares brasileiras, que foram responsáveis pela organização da revolução de 1930, onde deu fim à República Velha e fundando o Estado Novo.

Vargas é considerado um ditador pelo fato de ter dado um golpe defendendo estar numa ameaça comunista para implementar o Estado Novo. Mais detalhadamente, nas eleições de 1930 o candidato Júlio Prestes foi eleito, mas parcela da sociedade não o aceitou como presidente. Dessa forma, na chamada Revolução de 1930, houve um golpe de Estado em que se impediu que Júlio Prestes tomasse o poder. Um dos principais líderes da Revolução de 1930, Getúlio Vargas, foi um dos articuladores do movimento, e foi quem tomou o poder após 1930.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais