Buscar

sobre farmacologia

A farmacologia é a ciência que estuda o fármaco e como ele age no organismo desde a sua administração até a sua eliminação. Para facilitar o seu estudo, a farmacologia pode ser dividida em dois grandes grupos de estudo. Assinale, das alternativas abaixo, aquela que compreende o estudo do mecanismo de ação e efeitos terapêuticos do fármaco?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Nesse caso estamos falando da farmacodinâmica. A farmacodinâmica e a área da farmacologia responsável por estudar e analisar as diferentes interações existentes entre uma droga e receptores.

Uma droga possui dois tipos principais de interação com um receptor, podendo atuar como agonista , se ativar o receptor e a resposta metabólica-bioquímica conectada a ele, ou antagonista se bloquear o receptor, não permitindo que o ligante endógeno o ative.

A farmacodinâmica também estuda as interações entre os medicamentos em relação ao mecanismo de ação e à afinidade por um receptor. Em particular, é bom lembrar que um medicamento pode se ligar ao receptor de maneira reversível e, portanto, competitivo com outros medicamentos semelhantes ao mesmo receptor ou irreversivelmente com um vínculo não competitivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais