Buscar

Lev Vygotsky considera que há relação entre pensamento e linguagem

Lev Vygotsky considera que há relação entre pensamento e linguagem e, como consequência, afirma que a linguagem percorre um duplo percurso entre sujeito e realidade. Assim, quando aplicamos suas ideias ao processo de alfabetização temos que:

💡 3 Respostas

User badge image

Adriano Lima

Voz do pensamento | Vygotsky com a filha, Gita, em 1932. Ele realizou experimentos com crianças para entender qual a função da união entre a linguagem e o pensamento e sua relação com a evolução

 

Um dos grandes saltos evolutivos do homem em relação aos outros animais se deu quando ele adquiriu a linguagem, ou seja, quando aprendeu a verbalizar seus pensamentos (leia o trecho de livro na página seguinte). É por meio das palavras que o ser humano pensa. A generalização e a abstração só se dão pela linguagem e com base nelas melhor compreendemos e organizamos o mundo à nossa volta. Um dos maiores estudiosos sobre essa habilidade humana foi o psicólogo bielorrusso Lev Vygotsky (1896-1934), que em meados dos anos 1920 criou o conceito de pensamento verbal (leia um resumo do conceito na última página).

Vygotsky dedicou anos de estudo para compreender as relações entre o pensamento e a linguagem - e esse foi um dos maiores acertos de seu trabalho. Até então, os estudos sobre o tema buscavam dissecar os dois conceitos isoladamente. De acordo com João Batista Martins, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), entender o desenvolvimento humano desmontando as partes que o constituem é errado. "Vygotsky reconhecia a independência dos elementos, mas afirmava que o caminho era compreender como um se comporta em relação ao outro, como eles interagem em suas fases iniciais", explica.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, observamos que a aquisição da linguagem passa por três fases: a linguagem social, que seria esta que tem por função denominar e comunicar, e seria a primeira linguagem que surge, sendo que, posteriormente, teríamos a linguagem egocêntrica e a linguagem interior, intimamente ligada ao pensamento.

Por conseguinte, temos que, para Vygotsky, dentro das raízes genéticas do pensamento e da linguagem, ocorre o fato de que essa última seja considerada como instrumento mais complexo para viabilizar a comunicação, a vida em sociedade, sendo que sem linguagem, o ser humano não é social, nem histórico, nem cultural.

0
Dislike0
User badge image

Vivi Martins

 se refere ao processo estabelecido por Vygotsky na relação entre a aprendizagem no processo de alfabetização e o desenvolvimento linguístico do aluno.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais