Buscar

Como um gene é inserido em um vetor plasmídio de clonagem?

💡 3 Respostas

User badge image

Farmácia Unip

Através de enzimas de restrição que fazem um corte no plasmídeo hospedeiro criando pontas adesivas, essa mesma enzima também corta a região do gene de interesse e assim essas partes se ligam formando o DNA recombinante.
1
Dislike0
User badge image

José Nilson Tayt-Sohn

DNA recombinante.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Um conceito muito importante para a questão é a de vetor de clonagem, que é uma molécula de DNA que leva o DNA alvo até a célula hospedeira, que vai se replicar. Essa técnica de clonagem vem da engenharia genética e é conhecida como DNA recombinante, e tem grande importância para as industrias químicas, farmacêuticas e agrária.

Para que o gene seja inserido no vetor, primeiro é necessário que o fragmento do DNA de interesse seja isolado, com enzimas de restrição. Após isso, será feita a inserção, normalmente utilizando plasmídeos (moléculas de DNA circulares existentes naturalmente nas bactérias), pois eles permitem a inserção se um DNA exógeno (naturalmente sendo uma das formas de reprodução sexuada das bactérias). O fragmento do DNA então se liga com o do vetor, com o auxilio da DNA ligase, fazendo com que o plasmídeo recombinante contenha o gene de interesse.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais