Buscar

Segundo Bourdieu e Passeron, como a escola participa da reprodução social?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Reprodução social é o processo pelo qual uma sociedade reproduz sua estrutura, valendo-se de diversos mecanismos. O indivíduo aprende a fazer parte de uma sociedade, a partir de seus hábitos, pensamentos, percepções e passa a reproduzi-la através de suas ações. Dessa forma, a socialização (assimilação dos hábitos de um grupo social) exerce papel fundamental na reprodução social.

Para Bourdieu e Passeron, a escola corrobora para manter os modelos sociais já estabelecidos, de certa forma obrigando o indivíduo a se adequar ao pensamento dominante, o que diminui a sua individualidade. Além disso, na escola já tem início a hierarquização das relações sociais, da valorização do status e dos valores pertencentes à elite dominante (por exemplo, na linguagem e na cultura), condicionando o indivíduo a atender os interesses daqueles que controlam o sistema de Educação, constituindo-se num tipo de violência simbólica.

0
Dislike1
User badge image

Bonato Ju

A escola não é neutra, justa, ou promove igualdade de oportunidades, visto que, a transmissão de certos conhecimentos são desiguais. A cultura das classes dominantes e a forma como elas se mantém favorece aos que já são privilegiados por herança cultural.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais