Buscar

No texto acima, temos um trecho destacado ("Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe").

Sabemos que a vírgula indica uma pausa que pode ser motivada por várias razões. Observe o parágrafo a seguir e o trecho destacado.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada em 1996 e reuniu inicialmente ANGOLA, BRASIL, CABO VERDE, GUINÉ-BISSAU, MOÇAMBIQUE, PORTUGAL, SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE. Em 1989, esses países criaram o Instituto Internacional da Língua Portuguesa. A partir de 2002, com a adesão de Timor-Leste, a CPLP alcançou 230 milhões de pessoas.
(http://revistalingua.com.br/textos/66/artigo249072-1.asp. Acesso em 10 fev 2016)
No texto acima, temos um trecho destacado ("Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe").

O uso da vírgula se justifica, pois temos
    itens enumerados.
    um aposto.
    um sujeito.
    o predicado.
    um vocativo.

💡 2 Respostas

User badge image

Ellen Brito

Itens enumerados

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Como o enunciado e o próprio texto já deixaram claro, podemos utilizar a vírgula tendo em vista muitas funções e objetivos. Em relação ao trecho que foi destacado e pedido para analisar qual função da vírgula, vemos vários países sendo listados, estes fazendo parte de um mesmo grupo e a vírgula indicando a separação de cada um deles neste sentido de demonstração e elencação destes países.

Portanto, não se trata de uma separação tendo em vista um aposto ou um vocativo, nem mesmo a separação de um sujeito ou de um predicado, o que estaria errado. A vírgula é usada como forma de demonstrar a enumeração de itens e, por isso, é a primeira alternativa que está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais