Buscar

E em meados do século XIX, o pensamento europeu é mesclado por um novo espírito recebendo o nome de?

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

Recebeu o nome de positivismo. O positivismo pode ser caracterizado como uma corrente teórica inspirada no ideal de progresso contínuo da humanidade. O pensamento positivista prega a existência de uma marcha contínua e progressiva e que a humanidade está em constante progresso.

O positivismo também englobou, na teoria de Comte, diversos componentes políticos e ganhou, um escopo mais ético e moral. Isso acabou criando um reforço no molde de uma teoria política positivista, que teve sua fundação na ordem e no conhecimento para se atingir o progresso.

Essa teoria repercutiu na política brasileira, mais especificamente no início do período da Primeira República, devido ao fato de que o marechal Deodoro da Fonseca e outros políticos que participaram do governo possuíam fortes influências positivistas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais