Buscar

com as proposições saussureanas é possível afirmar que relação significado/significante é, nos termos de Saussure, arbitrária e convencional?

💡 2 Respostas

User badge image

Jorge Salomão

Sim! Segundo Saussure as relações de significado e significante é arbitrária e convencional! O significante, segundo as proposições, seria a imagem acústica do significado. Nesse sentido, quando alguém diz: "Cadeira" (significante) o que vem a mente é um objeto onde alguém pode sentar (significado). Essa relação é arbitrária e foi estabelecida por uma convenção. O significado de cadeira poderia ter como significante "caneca", mas, por convenção, é "cadeira".  

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Sim. Na linguística saussuriana, a relação de significado ao significante é caracterizada pela arbitrariedade. Pode-se dizer que o signo linguístico é arbitrário porque é sempre uma convenção reconhecida pelos falantes de uma língua. Um exemplo seria a ideia de garrafa, o seu significante [g a R a f a ] nela existe arbitrariedade na relação significado/significante, porque em outras línguas o registo fonético é diferente para o mesmo significado (*bottle, em inglês, ou *bouteille, em francês). Dessa forma, não existe uma relação natural entre a realidade fonética de um signo linguístico e o seu significado.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais