Buscar

Qual a diferença entre contribuinte e responsável tributário?

💡 2 Respostas

User badge image

Bruno .

O contribuinte é aquele que tem relação direta e pessoal com a situação de fato gerador do tributo. Já o responsável tributário é o terceiro que possui vínculo com o fato gerador, mas não é necessariamente contribuinte, conforme o Código Tributário Nacional: Art. 121.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O contribuinte é caracterizado como sendl pessoa física ou jurídica que tem relação direta com o fato gerador. O sujeito passivo deve realizar as obrigações principais e as obrigações acessórias dadas a ele.

No sentido restrito, o responsável é caracterizadocomo sendo o sujeito passivo indireto da obrigação tributária. Ele não é ligado de forma direta com o fato gerador, mas por imposição legal, é obrigado a responder pelo tributo.

Apesar de sua vinculação com o fato gerador não seja direta e pessoal, para que seja possível a responsabilização de terceiros há que existir uma relação deste com o fato gerador. Diferentemente do contribuinte, cuja identificação pode ser feita a partir do próprio estudo do critério material do tributo, o responsável pelo pagamento de determinado tributo será claramente definido em lei.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais