Buscar

Quando uma agressão causar a lesão de um grupo extenso de células parenquimatosas, mas o estroma permanecer íntegro, então:

Quando uma agressão causar a lesão de um grupo extenso de células parenquimatosas, mas o estroma permanecer íntegro, então:

a)Irá ocorrer regeneração do mesmo tipo de células que foram lesadas.

b)Necessariamente o estroma também será destruído.

c)Não ocorrerá regeneração das células.

d)As organelas das células lesadas são isoladas em vacúolos, digeridas e eliminadas posteriormente.

e)Chamamos este processo de cicatrização.

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

As células parenquimatosas são células que possui apenas uma parede celular fina, sendo as células responsáveis pela função principal do órgão que compõe. Elas compõe o Parênquima. Já o estroma é o tecido de sustentação do órgão, não possuindo função além disso, composto por células que sofreram espessamento de sua parede.

Quando há a lesão em um desses tecidos, pode ocorrer dois tipos de reparação: a regeneração e a cicatrização. A regeneração ocorre quando as células parenquimatosas são substituídas por células do mesmo órgão, já a cicatrização ocorre quando não há a substituição por células da parênquima, mas por tecido fibroso.

Como a lesão é extensa, não é possível dizer qual tipo de reparação ocorrerá. Porém, é possível diz que as células mortas serão digeridas e eliminadas.

Portanto, a alternativa correta é a letra (d).

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais