Buscar

A geomorfologia levou alguns séculos para ser reconhecida como ciência...

 

A geomorfologia levou alguns séculos para ser reconhecida como ciência, porém, desde o século XV, existem relatos sobre seus estudos, inclusive com ilustres pensadores, como Leonardo da Vinci. Dentre as duas correntes a respeito da Evolução do Pensamento geomorfológico, destaca-se a anglo-americana, defendida por estudiosos como Davis, e a corrente epistemológica germânica, representada por Penck. Sobre as teorias que buscam compreender a evolução do modelado terrestre, analise as sentenças a seguir:

I- Foi William Morris Davis o estudioso que ressaltava em sua teoria o ciclo geográfico, constituindo a origem e o seguimento evolutivo das formas de relevo da superfície terrestre.
II- Um dos principais críticos do sistema de Davis, Walther Penck, discordava que a denudação só teria início após o término do soerguimento como pensava Davis. Segundo Penck, a denudação era simultânea.
III- O que distingue as opiniões de William Morris Davis e Lester Charles King, em seus estudos geomorfológicos, é o modo de evolução das vertentes. 
IV- Para William Morris Davis, a fase que precede o soerguimento dômico se caracteriza por uma ascensão local extremamente rápida quando confrontada com a intensidade dos processos erosivos.

Assinale a alternativa CORRETA:

 

 

a) As sentenças I, II e IV estão corretas.

 

b) As sentenças I e IV estão corretas.

 

c) As sentenças II, III e IV estão corretas.

 

d) As sentenças I, II e III estão corretas.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A Geomorfologia é uma área da Geologia que estuda as formas superficiais de relevo. Este é formado pelos agentes de transformação do relevo (tectonismo, abalo sísmico, intemperismo, etc).

Desse modo, o estudo da Geomorfologia é importante para permitir a análise e planejamento de ocupação do espaço terrestre. Para tanto, a Geomorfologia leva em consideração processos de transformação internos - tais como terremotos, e o tectonismo, por exemplo - e processos de transformação externos , como a erosão e o intemperismo, que atuam na forma do relevo terrestre, atentando a sua composição e formação.

Acerca das teorias nessa área, William Morris Davis abordava o ciclo geográfico fortemente. O pesquisador também afirmava que a fase anterior ao soerguimento dômico é marcada por uma ascensão local muito rápida quando confrontada com a intensidade dos processos erosivos. Logo, as afirmações I e IV são verdadeiras.

A afirmação II também é verdadeira, pois Penck também discordava de Davis sobre a questão da denudação, pois para Penck a mesma era simultânea com o soerguimento.

A afirmação III é falsa pois o modo de evolução das vertentes era similar nas teorias de Davis e King.

Portanto, as sentenças I, II e IV estão corretas a alternativa a) deve ser assinalada.

1
Dislike0
User badge image

Ademir Bett

letra d está correta. conferida no gabarito

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais