Buscar

qual a natureza jurídica da menoridade penal ?

💡 3 Respostas

User badge image

Cassia Souza

Preliminarmente, cumpre dizer que trata-se de tema não pacífico, mas a melhor doutrina entende que a natureza jurídica da menoridade penal é a de garantia constitucional, em face do Princípio da Proibição de Retrocesso e por constituir Direito Fundamental Individual, apesar de não inserido no art. 5° da CF, estando previsto no seu art. 228, que dispõe "são penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial" (Estatuto da Criança e do Adolescente).

O tema ganha relevo em vista da discussão acerca da redução da menoridade penal, que atualmente é pauta no Congresso Navional; caso entendido como direito fundamental não seria possível reduzir a idade de iniputabilidade, mas se não entendido assim, seria possível a redução através de PEC.

Ocorre que como toda discussão jurídica relevante essa não é uma pauta rasa. Note-se os que defender a redução da menoridade o fazem sob o argumento de que esta fomenta a impunidade no país, pois aos adolescentes apenas é possível aplicar medida socioeducativa de internação por até 3 anos.

Mas perceba, tratamento mais gravoso aos adolescentes poderia ser dado através de uma alteração legislativa simples, no texto do ECA (o que inclusive é mais fácil de ser aprovado no Congresso devido ao processo legislativo menos dificultoso de uma lei ordinária em comparação com uma PEC), podendo por exemplo elevar o tempo de cumprimento da medida socioeducativa de 3 para 5 anos ou até 8 anos.

E porque isso não é feito? Simples, dinheiro. Custa muito mais caro manter um adolescente em internação tentando pedagogicamente reintegrá-lo, do que inseri-lo no sistema prisional, o qual já foi considerado um Estado de Coisas Inconstitucional pelo STF e hoje não é hábil à uma adequada ressocialização.

"Olhos de ver, ouvidos de ouvir", já dizia minha avó; cérebro de pensar, eu acrescento.
0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Segundo a doutrina majoritária o código penal utilizou no artigo 27 do Código Penal a natureza biológica para considerar inimputáveis os menores de 18 anos:

  Menores de dezoito anos

        Art. 27 - Os menores de 18 (dezoito) anos são penalmente inimputáveis, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais