Buscar

Existe homicídio culposo qualificado?

💡 4 Respostas

User badge image

Ester de Oliveira da Silva

A lei trata cada caso separadamente.
Homicídio culposo: O exemplo do motorista imprudente, que mata por acidente, mas sem intenção de matar. Mas se ele é reconhecido como o infrator, então o crime é julgado como homicídio culposo.


Homicídio qualificado: Quando alguém mata e recebe dinheiro, ou por discriminação racial, sexual ou religiosa, entre outros.



0
Dislike0
User badge image

Cassia Souza

Homicídio culposo
        § 3º Se o homicídio é culposo:
        Pena - detenção, de um a três anos.

        Aumento de pena
        § 4o No homicídio culposo, a pena é aumentada de 1/3 (um terço), se o crime resulta de inobservância de regra técnica de profissão, arte ou ofício, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro à vítima, não procura diminuir as conseqüências do seu ato, ou foge para evitar prisão em flagrante. 

Logo, não há a qualificadora, o que há é uma causa de aumento de pena a incidir na terceira fase do sistema trifásico de aplicação da pena.

Observe, na modalidade qualificada o próprio preceito secundário muda, de modo que a pena base parte deste, e não do cominado à modalidade comum do delito. Veja:

Homicídio qualificado
        § 2° Se o homicídio é cometido:
        I - mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe;
        II - por motivo futil;
        III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum;
        IV - à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossivel a defesa do ofendido;
        V - para assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime:
        Pena - reclusão, de doze a trinta anos.

Logo, no homicídio qualificado a pena-base a ser considerada na primeira fase da aplicação da pena é 12 anos, sobre a qual passarão a incidir nesta fase as circunstâncias judiciais do art. 59; em seguida as agravantes e atenuantes na segunda fase; e só por fim as causas de aumento e diminuição de pena na terceira fase.

Desse modo, não há "homicídio culposo qualificado", até porque qualificadoras subjetivas sequer se compatibilizariam com o homicídio culposo tendo em vista a ausência de intencionalidade, e qualificadoras objetivas não passariam de um aumento (objetivo) na responsabilização do indivíduo, que não se coaduna com a individualização da pena.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais