Buscar

Interações medicamentosas constituem alterações de respostas farmacológicas, em que os efeitos de um ou mais medicamentos são...

  1. Interações medicamentosas constituem alterações de respostas farmacológicas, em que os efeitos de um ou mais medicamentos são alterados pela administração simultânea ou anterior de outros, ou através da administração concomitante com alimentos. Correlacione os tipos de interações medicamentosas listadas na Coluna I de acordo com a Coluna II.

Coluna I

1. Interações Farmacocinéticas

2. Interações físico-químicas ou incompatibilidade farmacêutica

3. Interações Farmacodinâmicas

Coluna II

( ) Os medicamentos interagem durante o preparo, e ocorrem antes mesmo de serem administrados ao paciente.

( ) Efeitos aditivos, sinérgicos ou antagônicos

( ) Alteração do processo de absorção, distribuição, metabolismo/biotransformação, excreção

 

 

a.

3-2-1

 

b.

2-1-3

 

c.

1-3-2

 

d.

1-2-3

 

e.

2-3-1

💡 9 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Como falado no texto da questão, interações medicamentosas são uma modificação de uma resposta farmacológica devido a uma soma de fatores que variam de acordo com a situação. Sendo assim, temos três tipos de interações medicamentosas: interações farmacocinéticas, interações físico-químicas e interações farmacodinâmicas.

  • Interações farmacocinéticas: são aquelas modificações que ocorre no fármaco quanto a absorção, distribuição, na excreção e reação metabólica dele. Pode acentuar efeitos indesejáveis ou atenuar o princípio ativo.
  • Interações físico-químicas: esta categoria é caracterizada pela alteração do fármaco antes mesmo de administrar no paciente, quando em contato com outra substância. Pode tornar o medicamento inapropriado para o correto uso e, muitas vezes, é identificado observando-se a mistura (por exemplo, quando há alteração de cor da mistura).
  • Interações farmacodinâmicas: constituem da interação entre dois fármacos que podem promover efeitos semelhantes com o desejado, potencializando-os, ou eles podem acabar se suprimindo e tornando o medicamento inútil.

  • Sendo assim, a alternativa correta é a (e).

    1
    Dislike0

    Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

    Esse e outros conteúdos desbloqueados

    16 milhões de materiais de várias disciplinas

    Impressão de materiais

    Agora você pode testar o

    Passei Direto grátis


    ✏️ Responder

    SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

    Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

    User badge image

    Outros materiais