Buscar

como e que nas politicas prisionais falam de ressocialização,se não há estrutura para isso?

💡 4 Respostas

User badge image

Jefte William

Acho que eles falam mais como um ideal a ser alcançado. Em alguns lugares até tem sim estrutura. A questão agora é expandir para que mais lugares tenham.
0
Dislike0
User badge image

Cassia Souza

O direito penal além da finalidade repressiva/sancionadora, também possui caráter preventivo, de modo que na melhor doutrina se fala em:
1- Prevenção Especial Positiva: é a ressocialização, como fator reintegrado do indivíduo à sociedade.
2- Prevenção Especial Negativa: o indivíduo ao cumprir a pena, sofre a repressão estatal sobre a sua conduta e é inibido.
3- Prevenção Geral Positiva: é a afirmação do poder estatal, pois os demais indivíduos ao verem aquele ser punido desistirão das condutas criminosas.
4- Prevenção Geral Negativa: é o fato do estado inibir a prática de determinadas condutas a partir da tipificação destas.

Vejamos, a ressocialização é uma das finalidades da pena. Em apertada síntese, pode-se dizer que tendo o STF declarado a situação nas penitenciárias brasileiras um Estado Inconstitucional de Coisas, possivelmente a aplicação de penas privativas de liberdade seja um caminho tortuoso para conduzir à ressocialização no atual cenário, malgrado mantenha todas as demais funções preventivas. Atualmente há estudos indicando a ineficácia da prisão para o alcance da prevenção especial positiva, ao que alerto serem estudos parciais. Mas em que pese a parcialidade, é lídimo convir acerca da maior eficácia das penas "alternativas" para a função ressocializadora, sobretudo no tocante à essencial participação comunitária, através dos conselhos, para o êxito do processo, além de colaborarem para a diminuição do processo de desencarceramento, o que é fulcral tendo em vista o supramencionado Estado Inconstitucional de Coisas.

Enfim, em que pese as inúmeras dificuldades encontradas para se promover a ressocialização dos indivíduos, essa ainda se mostra a melhor via, a outra seria não ressocializar, e em países nos quais não se acredita na ressocialização, dá-se margem por exemplo, à pena de morte, a qual diga-se é bastante efetiva para evitar a reincidência. Dadas as conseqüências, entendo que o melhor entendimento é crer na capacidade individual de ressocializar-se, e na melhora paulatina das condições carcerárias a partir da série de medidas, orçamentárias inclusive, que a declaração do Estado Inconstitucional de Coisas traz consigo.
0
Dislike0
User badge image

Raul Victor Menegoni

Muito bem apontado, no entanto já existe um sistema prisional chamado APAC que foca não apenas no sentido punitivo da pena mas também na ressocialização.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais