Buscar

Quando deve ser feita uma pesquisa de mercado?

💡 4 Respostas

User badge image

Luiz Fabio Batista Margarida

Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contém um certo grau de incerteza: tanto das informações em que estão baseadas, quanto das suas consequências. Por isso, é necessário que exista uma pesquisa de mercado. 

A pesquisa de mercado tem o objetivo de orientar o empreendedor nas estratégias que serão tomadas. Porém, a informação por si só não leva à decisão nem ao sucesso do negócio: é preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam possíveis riscos.

1
Dislike0
User badge image

Luiz Fabio Batista Margarida

esquisa de mercado” pode ser resumida como a coleta de informações junto ao público alvo. O público pode ser o consumidor, o usuário, funcionários, entre outros.

A pesquisa de mercado deve ser feita para verificar a viabilidade de uma hipótese. Até então, todas as ideias são hipóteses não comprovadas. É errado dizer que algo dará certo, trará mais resultados, se não há uma comprovação disso.

A pesquisa de mercado também não trará respostas completas sobre algo, mas será o meio que tornará possível chegar a conclusões. Por este motivo, a pesquisa não deve se resumir apenas à coleta de dados. É preciso criar a análise dos resultados obtidos.

As pesquisas de mercado mais comuns são as de satisfação de cliente, participação de mercado, preferência, comportamento do consumidor e de testes de novos produtos.

1
Dislike0
User badge image

Jonata Souza

Quando você precisa lançar um produto novo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais