Buscar

Qual o efeito da Revolução Industrial para o surgimento da ideologia política socialista ?

💡 3 Respostas

User badge image

Augusto Loubach

A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.

 

O papel decisivo da “dupla revolução” foi amplificado pelo debate intelectual da época. A discussão girava em torno do caráter exemplar desses eventos, com as opiniões divididas na avaliação de que se tratava ou não de desdobramentos irreversíveis da história. As divergências na atribuição de significado à “nova sociedade” consolidaram três correntes intelectuais e políticas: conservadores, liberais e radicais.

A sociologia nasce, portanto, como uma reflexão acerca dos contornos da nova configuração histórica – daí sua preocupação permanente em distinguir e contrapor a sociedade moderna às sociedades tradicionais. E num ambiente marcado pela competição entre as visões de mundo do conservadorismo, do liberalismo e do socialismo – daí seu esforço constante para se distinguir dessas correntes, apresentando-se como uma alternativa, científica ou mesmo crítica, em relação a tais modelos explicativos.

0
Dislike0
User badge image

Natalia Fraga

* é socialista
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra e foi o marco do início do que hoje é chamado de capitalismo. As principais características da Revolução Industrial estão associadas com a manufatura dentro de fábricas, produção em larga escala, mulheres e crianças na linha de produção, poucos direitos trabalhistas, muitas horas de trabalho sem a devida remuneração.

Visto isso, a ideologia política socialista surgiu como uma reação aos efeitos da Revolução Industrial. Mais especificamente, houveram várias críticas ao progresso industrial e respectivas propostas de reformulações sociais a fim de construir uma sociedade mais justa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais