Buscar

FISIOLOGIA RENAL

M., um jovem de 24 anos foi numa cervejada promovida pela sua turma de graduação, e ingeriu grande quantidade de cerveja. A partir de certo momento, foi ao banheiro e a partir daí a frequência da sua diurese aumentou. No dia seguinte M. sentiu muita sede, e levou mais tempo para ir ao banheiro, quando comparado ao dia anterior.
Com base na fisiologia RENAL, explique o que determinou o aumento da frequência de diurese de M., e porquê sentiu tanta sede no dia seguinte.

💡 2 Respostas

User badge image

Kaique Costa

O álcool inibe a ação do hormônio antidiurético (ADH), sendo que esse é importante para reabsorção de água nos rins. Por tanto , sem a sua ação muita água é perdida, aumentado a frequência de micção. Em contrapartida, se o organismo está perdendo muito líquido a resposta será a ingestão de água para hidratação e reposição do mesmo. Isso explica a sede no dia seguinte.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Nesse caso foi a presença de álcool no organismo, o que inibiu a ação do hormônio antidiurético. O ADH é transportado dos neurônios magnocelulares ao longo do caule hipofisário axonal, armazenado nas vesículas da hipófise posterior e liberado conforme necessário no sangue, onde em concentrações fisiológicas a osmolalidade do sangue pela reabsorção da água no rim regulada através de receptores V2.

Em várias doenças como infecções, choque ou trauma, concentrações mais altas através dos chamados receptores V1 nas artérias aumentam a pressão sanguínea.

O ADH serve ao organismo no controle do balanço hídrico. Se houver falta de água no organismo, o plasma sanguíneo se torna hipertônico . Isso é detectado pelos osmoreceptores no hipotálamo, que por sua vez causam a liberação de ADH a partir da neuro-hipófise.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais