Buscar

Questão 3/5 - Introdução à Educação Física

“A construção do Projeto Educação Física teve início, em território brasileiro, quando os primeiros grupos de colonos, imigrantes, militares, em diferentes partes do país, começaram a se estruturar em atividades afins, buscando o lazer, a formação corporal ou a disciplina”. 


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA NETO, Samuel; ALEGRE, Atilio de Nardi; HUNGER, Dagmar; PEREIRA, Juliana Martins. A formação do profissional de Educação Física no Brasil: uma história sob a perspectiva da legislação federal no século XX. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 25, n. 2, p. 113-128, jan. 2004. p. 114. 


Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base História da Educação Física: algumas pontuações sobre o período em que a Educação Física tinha o nome de “ginástica”, assinale a alternativa correta:

    A    
Era uma prática valorizada pelos pais das meninas, mas não dos meninos, pois acreditavam se tratar de uma prática relacionada às mulheres.

    B    
Desde que incluída na escola, sempre teve o mesmo nível das outras disciplinas, já que as práticas corporais eram valorizadas pela sociedade.

    C    
A elite brasileira passou a incluir as práticas corporais na escola para valorizar as práticas culturais nacionais, como a ginástica e a capoeira.

    D    
A ginástica que foi incluída no currículo escolar por razões nacionalistas, visto que era uma prática corporal com um método brasileiro de exercícios.

    E    
O ensino da ginástica nesse período firmava-se em princípios biológicos, com influência de países como Suécia, Alemanha e, posteriormente, França.

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A Educação Física trata-se de um ramo do conhecimento humano focado nas práticas corporais. Seu principal objetivo é a formação do homem capaz de se conduzir plenamente em suas atividades, além de prevenir doenças. A mesma faz uso de um conjunto de atividades físicas e exercícios físicos não competitivos e esportes com fins recreativos quanto a ciência que baseia a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos determinados.

A História da Educação física, inicia-se na Pré-História onde o homem a emprega como meio de sobrevivência. Na Idade Antiga e no período ocidental ela foi utilizada para a arte da guerra, os guerreiros praticavam exercícios físicos para fortificar a musculatura. Dentro desse contexto da Idade Antiga a Grécia empregou a Educação Física como forma de diversão também, que foi desse período que surgiram as olimpíadas. Nesse âmbito, para chegar ao modelo atual da Educação Física desenvolveu-se de acordo com a evolução cultural, política, social e econômica dos povos. Ela como Disciplina urgiu no século XIX na Alemanha como um tipo de ginastica nas escolas, o Brasil abarcou esse artifício alemão, e desde então a Educação Física, tornou-se parte do contexto escolar, sucedendo-se até o modelo atual, baseado na Lei de Diretrizes e Bases e nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Portanto, tendo em vista o que foi apresentado, conclui-se que a alternativa E) está correta.

6
Dislike0
User badge image

ojo 小米

D
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais