Buscar

Por que o ácido sulfúrico concentrado não ataca o ferro? É transportado em caminhões-tanque de ferro para a indústria.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O ácido sulfúrico ácido é caracterizado como forte agente oxidante e reage com metais. O ácido concentrado reage com o Fe pela seguinte reação química.


\[6H2SO4 + 2Fe -> Fe2(SO4)3 + 3SO2 + 6H2O\]

A forma anidra ou concentrada do ácido (98%) apresenta maior estabilidade e por isso é a forma mais utilizada para armazenamento e transporte. Mesmo assim, a substância é caracterizada como substância corrosiva e está listada como "Carga Perigosa" e para ser transportada deve obedecer leis específicas de transporte e armazenamento. O material em contato direto com a substância (embalagem primária) deve obrigatoriamente ser resistente à corrosão ou utilizar revestimento interno resistente. Existem empresas especializadas no transporte desses materiais, alguma utilizam caminhões-tanques de aço inox que tem compatibilidade aceitável com essa carga. Materiais com excelente compatibilidade para contato direto com o ácido sulfúrico concentrado são, por exemplo, o FPM (fluorocarbono) e o PTFE (Politetrafluoretileno).

Dessa forma, o transporte do ácido sulfúrico concentrado (ou em qualquer outra forma) NÃO deve ser realizada em materiais metálicos como o ferro.

1
Dislike0
User badge image

Eduardo Sampaio

Porque se ele for diluido com  água a sua capacidade de corrosão é maior. Ele é transportado em tanque inox.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais