Buscar

glandulas salivares

As glândulas salivares são classificadas de acordo com a presença de ductos e porções secretoras. Quanto à forma de secretar, elas podem ser classificadas como merócrinas, holócrinas e apócrinas. Estas porções são distinguidas umas das outras da seguinte forma:

 

💡 2 Respostas

User badge image

Gacha Darl

.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As glândulas salivares em várias espécies biológicas são glândulas exócrinas no sistema digestivo superior que produzem a saliva que despejam na cavidade oral. Sua função, entre outras, é iniciar a digestão dos alimentos, umedecendo-os para ajudar no processo de mastigação e deglutição e contém enzimas que iniciam o processo de digestão de carboidratos (amilase) e gorduras (lipase salivar). Na anatomia humana, eles são classificados de acordo com seu tamanho e importância funcional.

As principais glândulas salivares representadas por três glândulas pares: as glândulas sublinguais: localizadas no tecido conjuntivo da cavidade oral, glândulas parótidas e glândula submaxilar: localizadas fora da cavidade oral. As glândulas salivares secundárias, secundárias ou acessórias estão distribuídas na mucosa e submucosa dos órgãos da boca e são as glândulas labial, genital, palatina e lingual.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais